Sony Vegas Pro
O Sony Vegas Pro, como muitos editores de vídeo da atualidade, oferece edição não-destrutiva de qualquer formato de vídeo reconhecido por ele, ou seja, os arquivos são manipulados sem alterar o conteúdo de suas fontes. Suporta vídeos em alta definição (HD, High Definition), 2K e 4K originários de câmeras RED, ilimitadas trilhas de áudio e vídeo e qualquer proporção de vídeo (4:3, 16:9, etc.) ou pixel, sob inúmeras taxas de quadros por segundo (23.97, 24, 25, 29.97, 30, etc.). Essas informações podem ser configuradas a qualquer momento durante a edição. Reconhece, também, câmeras que utilizam interface digital Firewire, podendo captar com qualidade o vídeo sem a necessidade de outros programas.
É capaz de manipular áudio de alta-definição 24-bit/192 kHz, com mais de 30 efeitos customizáveis incluídos no software. Possibilita, também, edição de trilhas multi-canal 5.1 com suporte ao Codec AC3 da Dolby Laboratories (popularmente conhecido como Dolby Digital) e DTS; incluindo alteração das posições do áudio surround utilizando keyframes.
Possui ferramentas de criação de caracteres, transições convencionais ou 3D, filtros de áudio e vídeo e um sistema de composição 3D acima da média, com arranjo espacial de múltiplos planos e utilização de keyframes. A utilização de keyframes se dá em praticamente qualquer recurso disponível no software, tais como efeitos visuais, caracteres, mídias geradas, composição 2D ou 3D e controles de máscaras, posição, rotação e tamanho.
Não precisa de hardware específico para funcionar corretamente, habilitando o programa para praticamente qualquer computador que consiga rodar versões do Windows a partir do XP. Entretanto, por tratar-se de um editor de vídeo, recomenda-se uma quantidade de memória razoável, já que, para manipular arquivos de vídeo adequadamente, ela é bastante requisitada.
Adobe Fireworks
O Fireworks é um editor de imagens de bitmap e desenho vetorial desenvolvido pela Macromedia, posteriormente adquirido pelaAdobe. Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens. A partir da versão MX, ganhou integração com outros produtos da mesma linha,Dreamweaver, Flash e Freehand.
Com a aquisição da Macromedia em 2005 pela Adobe, houve um choque entre os seus programas, Fireworks e ImageReady,Dreamweaver e GoLive, Freehand e Illustrator. Assim, o objetivo da Adobe foi em criar um conjunto mais poderoso de soluções para a criação, gerenciamento e entrega de conteúdo e experiências atraentes em múltiplos sistemas operacionais, dispositivos e mídias.
O desenvolvimento do ImageReady foi cancelado prevalecendo o Fireworks como editor gráfico para Internet.
O Fireworks possui recursos que o fazem uma alternativa direta ao ImageReady. A diferença principal está no suporte a gráficos vetoriais, semelhante ao Adobe Illustrator, sendo o oposto do Adobe Photoshop que suporta primordialmente edita bitmaps tendo poucos recursos únicos para vetores.
Fonte: WikipediA