Os 4 P’s do Marketing
Os 4 p’s do Marketing dizem respeito ao produto, preço, praça e promoção.
Produto
O produto da sua empresa deve ter qualidade, diferencial, design atrativo, variedade, especificações, garantia, política de devolução, entrega e maneira de uso. Compare o seu produto com os produtos concorrentes e estabeleça metas para superá-los. Crie alternativas de design para atrair os clientes e foque no público alvo para garantir as vendas.
Preço
Para estipular um preço para o seu produto, você deverá no mínimo, somar todos os seus gastos e multiplicá-los por 3. A lógica é bem simples e ideal para quem possui um pequeno negócio. Uma terça parte do dinheiro arrecadado sobre a venda do produto deverá ser destinado à compra de matéria prima para a fabricação do mesmo, a outra terça parte deverá ser destinada aos custos de produção (funcionários, energia elétrica, impostos e manutenção de equipamentos), e a última parte é o lucro.
Estude as possibilidades de financiamento e juros sobre o preço dos produtos, número de prestações, concessões, crediário e descontos. Encontre um meio de não sair perdendo muito ao tentar ser competitivo.
Promoção
As promoções servem não só para atrair o cliente, mas também para estimular as vendas e obter certo lucro sobre as mesmas. Sendo assim, estude as formas de pagamento, os meios de publicidade mais eficientes, formas de entrega do produto, vendas, metas e objetivos.
Praça
A praça se refere ao ponto de venda da loja, mas também abrange o setor de logística, área de cobertura, transporte, estoque, armazenamento e distribuição de produtos.Quando o empresário estabelece esta base em seu plano de negócios, e cria uma estrutura a partir dos princípios citados acima, ele sente que pode confiar no futuro desenvolvimento da empresa com mais segurança e maior garantia de êxito. Embora a fórmula dos 4 P’s do Marketing não seja infalível, ela pode demonstrar o caminho ideal para o sucesso do seu negócio pois nos permite reconhecer nossos concorrentes, visualizar eventuais nichos de mercado que são pouco explorados, e reconhecer o melhor consumidor.